Nesta segunda-feira, 1º de julho, a prefeita Cinthia Ribeiro e o secretário municipal da Educação, professor Fábio Chaves, entregaram oficialmente a Escola de Tempo Integral (ETI) João Beltrão, localizada no distrito de Taquaruçu Grande, Palmas. Após uma reforma completa e ampliação, a escola está pronta para receber 212 crianças da Pré-escola I e II da Educação Infantil, além dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.
A cerimônia de entrega contou com a presença de autoridades locais, incluindo deputados estaduais, vereadores e lideranças comunitárias, além da comunidade em geral. A ETI João Beltrão, que recebeu um investimento de mais de R$ 370 mil com recursos próprios, foi revitalizada com nova pintura, manutenção do telhado, revisão da parte elétrica e substituição de todo o piso por porcelanato.
Em seu discurso, a prefeita Cinthia Ribeiro destacou a importância de preservar a história da escola, que leva o nome de João Beltrão em homenagem ao pai do doador do terreno onde foi construída. “Nós valorizamos a história de quem nos antecederam, lugar de honra para a placa de fundação da escola. Mantivemos o prédio original, mas revitalizamos e modernizamos a escola”, afirmou a prefeita.
O secretário municipal da Educação, professor Fábio Chaves, enfatizou que a reestruturação da ETI João Beltrão vai além de simplesmente aumentar o número de vagas escolares. “Essa reestruturação é muito mais do que ofertar vagas. Na verdade, a sensação é de um recomeço de uma história muito bonita e que a gente vai fazer tudo para que seja preservada e esperamos que nunca mais seja interrompida”, disse o gestor.
A ETI João Beltrão tem raízes históricas anteriores ao surgimento de Palmas e foi inaugurada em 20 de maio de 1991. Após passar por um período de desativação em 2019 devido à necessidade de reforma estrutural, a escola agora volta a integrar a comunidade de Taquaruçu Grande com uma infraestrutura renovada e pronta para receber os alunos no segundo semestre letivo.