O senador Irajá Silvestre (PSD), relator do Projeto de Lei que trata da autorização, regulamentação e fiscalização de jogos como bingos, cassinos, jogo do bicho e resorts integrados, divulgou nesta quarta-feira, 23, os resultados de uma pesquisa nacional realizada pelo DataSenado. O levantamento revelou que 60% da população brasileira é favorável à regulamentação dos jogos, enquanto 34% se posicionam contra.
A pesquisa foi feita entre os dias 21 de fevereiro e 1º de março de 2025, ouvindo 5.039 brasileiros com 16 anos ou mais, com margem de erro de 1,72%. Apesar da maioria favorável, 84% afirmaram que nunca participaram de jogos de azar.
Outro dado relevante é que 75% dos brasileiros acreditam que a proibição atual não é eficaz para reduzir a oferta de jogos ilegais. Apenas 25% acreditam que a proibição reduz muito a presença desses jogos.
“A pesquisa confirma com dados concretos que a maioria dos brasileiros apoia a regulamentação dos jogos responsáveis e resorts integrados. Esse tema precisa ser discutido com base na realidade, e agora temos um retrato claro da vontade popular”, declarou o senador Irajá.
Outros dados importantes revelados pela pesquisa:
- 58% acreditam que a legalização aumentaria a arrecadação de impostos;
- 44% veem a medida como geradora de novos empregos;
- 82% consideram essencial a adoção de regras rigorosas contra a lavagem de dinheiro;
- 62% apoiam a fiscalização de caça-níqueis e jogos eletrônicos para garantir a transparência;
- 54% aprovam a criação de um cadastro sigiloso de pessoas com vício em jogos;
- 77% consideram muito importante ou importante implementar mecanismos para evitar o endividamento com jogos.
O senador reforçou que o projeto está sendo conduzido com responsabilidade e voltado ao desenvolvimento do país, especialmente nas áreas de turismo e geração de renda.