O Governador Wanderlei Barbosa, em uma cerimônia realizada nesta quarta-feira, 29 de maio, prestou homenagens aos bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) que participaram ativamente das operações de resgate no estado do Rio Grande do Sul.
O governador expressou sua gratidão e orgulho pela dedicação e bravura demonstradas pelas equipes do CBMTO durante as recentes enchentes no sul do país. “Os bombeiros deixam não só o Governo do Tocantins orgulhoso, mas todo o Estado. Vocês representam mais de um milhão de tocantinenses que se colocaram de prontidão para ajudar e salvar vidas”, declarou Wanderlei Barbosa.
Durante a cerimônia, foram entregues Comendas da Ordem do Mérito da Defesa Civil a vinte e quatro homens em reconhecimento à sua coragem e profissionalismo durante as operações de resgate no Rio Grande do Sul. O Comandante-Geral do CBMTO, Coronel Peterson Ornelas, elogiou a atuação das equipes, ressaltando o apoio fundamental do governador Barbosa em iniciativas que qualificam e equipam o efetivo de bombeiros do Tocantins.
As operações de resgate no Rio Grande do Sul foram desafiadoras, com as equipes tocantinenses enfrentando um cenário de verdadeira guerra. No entanto, sua dedicação, determinação e empatia foram exemplares, garantindo o sucesso da missão. Além dos bombeiros, outras instituições tocantinenses, como a Polícia Civil e a Polícia Militar, também colaboraram nas ações de auxílio às vítimas das enchentes.
As iniciativas solidárias do Tocantins não se limitaram apenas à atuação no Rio Grande do Sul, pois o governo continua arrecadando doações para os necessitados e fornecendo suporte emocional aos bombeiros e suas famílias. A solidariedade e o compromisso demonstrados pelo Tocantins são um exemplo inspirador de união e cooperação em momentos de crise.