O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, abriu nesta quinta-feira, 27, o 1º Encontro de Vereadores e Servidores de Câmaras Municipais do Tocantins, no Centro de Convenções Parque do Povo, em Palmas. Ao lado da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, Barbosa enfatizou a importância da parceria entre o Governo do Estado e o Poder Legislativo Municipal para garantir avanços nas cidades tocantinenses.
“Eu não tenho como não pregar a união dessa classe tão importante, à qual pertenci por quase 20 anos. Sempre falo o quanto é necessário unir todos os vereadores na mesma direção. Nós sabemos o quanto vocês são representativos e essenciais para os municípios tocantinenses. Juntos, garantiremos mais desenvolvimento para o nosso estado”, destacou Wanderlei Barbosa.
O evento, promovido pela Associação de Câmaras Municipais do Tocantins (Asscam), segue até sexta-feira, 28, e reúne vereadores, servidores legislativos e especialistas em gestão pública. A programação inclui painéis e palestras sobre temas como fiscalização, captação de recursos, transparência e protagonismo feminino na política.
O presidente da Asscam, vereador Miguel Pereira da Silva (Araguatins), ressaltou a importância da capacitação dos parlamentares. “Nosso objetivo é respeitar, valorizar e capacitar os vereadores, para que possam desempenhar um papel ainda mais eficiente na sociedade”, afirmou.
Entre os destaques da programação, o especialista Elionai Biela abordou a necessidade de atualização das leis orgânicas municipais, enquanto a vereadora Maysa de Brito Marques (Aparecida do Rio Negro) celebrou o espaço para debater o protagonismo feminino no legislativo. “Esse encontro é essencial, principalmente para os vereadores que estão começando agora. Como única mulher eleita no meu município, poder discutir a presença feminina na política me deixa muito feliz”, comentou.
Com temas relevantes e um ambiente de troca de experiências, o 1º Encontro de Vereadores do Tocantins se consolida como um espaço essencial para o fortalecimento do legislativo municipal e para a construção de políticas públicas mais eficientes no estado.