Em um movimento inédito e marcante para a política tocantinense, o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, promoveu na última quarta-feira (23) um jantar de confraternização em Brasília que já entrou para a história. O evento reuniu os três senadores da República – Professora Dorinha, Eduardo Gomes e Irajá –, quatro deputados federais – Vicentinho Júnior, Felipe Martins, Eli Borges e Toinho Andrade – e 11 vereadores da capital, consolidando o início da reta final para a destinação das emendas parlamentares de 2025.
Mesmo sendo realizado na quarta-feira – dia mais movimentado da semana no Congresso Nacional –, o jantar teve adesão surpreendente da representação tocantinense. Parlamentares que não compareceram estavam em missão oficial ou em Palmas, mas manifestaram apoio à iniciativa.
O destaque ficou por conta do ineditismo: foi a primeira vez que um prefeito da capital tocantinense levou grande parte da Câmara Municipal para dialogar diretamente com a bancada federal, em um ambiente informal, porém com forte caráter institucional.
“Queremos estabelecer essa prática na política tocantinense: reunir a bancada federal presente em Brasília, junto com os vereadores, num clima de compromisso com os interesses da população. Foi um momento marcante”, afirmou Eduardo Siqueira Campos.
Durante o encontro, parlamentares assinaram emendas ali mesmo, em meio a discursos de unidade e comprometimento com o futuro de Palmas. O resultado? A previsão é de que a capital receba o maior volume de recursos federais da sua história.
O presidente da Câmara Municipal, Marilon Barbosa, esteve presente com outros dez parlamentares. A ação coordenada pelo prefeito foi elogiada por sua habilidade política, articulação e compromisso com o desenvolvimento da capital.
“Palmas volta a ocupar o seu espaço com força, prestígio e, principalmente, resultados. O protagonismo é da cidade, dos vereadores e da bancada federal. Estaremos sempre junto à ATM fortalecendo o municipalismo, mas Palmas precisa saber ocupar o seu lugar político e socioeconômico”, completou o prefeito.
Após anos de ausência nos corredores de Brasília, Palmas retoma seu protagonismo nacional, agora com toda a bancada tocantinense envolvida ativamente na construção do futuro da capital.