Na manhã desta quinta-feira, 29 de fevereiro, o governador Wanderlei Barbosa assinou o projeto de Lei n° 2, de 9 de fevereiro de 2024 que institui o Fundo Estadual Para os Direitos da Pessoa Idosa do Estado do Tocantins (Fedipi/TO). A cerimônia contou com a presença do Diretor de Diversidade e Inclusão Social Wemerson Lima, que articulou juntamente com a primeira-dama Karryne Sotero o projeto, e estiveram na ocasião demais membros do poder legislativo, e figuras do poder público.
A criação deste fundo representa um avanço significativo nas políticas voltadas para os idosos no estado, ampliando o conjunto de programas e ações destinados a essa parcela importante da população. O objetivo é proporcionar melhores condições de vida, promover o envelhecimento saudável e combater a violência contra os idosos.
Durante o evento, o governador Barbosa expressou seu compromisso em atender às necessidades dos idosos, garantindo-lhes a dignidade e os direitos inerentes à sua condição. Além disso, a primeira-dama Karynne Sotero, também secretária da Seciju, enfatizou a importância de criar um ambiente que proporcione respeito e dignidade aos idosos, anunciando a reabertura do Centro de Convivência da pessoa idosa.
O Fundo será gerenciado pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), em colaboração com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedipi/TO), que terá a responsabilidade de decidir como os recursos serão aplicados em programas e ações específicas para beneficiar os idosos.
A iniciativa recebeu ampla aclamação da comunidade, com o presidente do Cedipi/TO, Valtrude Messias, destacando o avanço para os direitos humanos da pessoa idosa no estado. Além disso, a primeira-dama Karynne Sotero foi homenageada como madrinha do Fundo Estadual da Pessoa Idosa do Tocantins, em reconhecimento ao seu compromisso e dedicação à causa.
Essa medida representa um marco importante na promoção do bem-estar e da inclusão dos idosos no Tocantins, demonstrando o compromisso do governo em garantir uma sociedade mais justa e solidária para todas as gerações.