Detran/TO é reconhecido nacionalmente por iniciativas de Educação para o trânsito
Órgão venceu prêmio Senatran 2024 pelas ações desenvolvidos na Campanha Maio Amarelo 2024
Gabriel Moraes / Governo do Tocantins
O Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), foi premiado nesta terça-feira, 5, com o prêmio Senatran 2024 na categoria Educação para o Trânsito, em Brasília, sendo reconhecido nacionalmente pelos trabalhos de conscientização nas vias, escolas, órgãos, empresas e institutos do estado, desenvolvidos ao longo de todo o ano. O prêmio foi entregue ao presidente do Detran/TO, Willian Gonzaga, acompanhado da Diretora Técnica, Elisângela Rodrigues, do Chefe da Assessoria de Comunicação, Rogério Tortola, e da gerente de Educação para o Trânsito, Hélida Cristina Noronha, na sede do Ministério dos Transportes.
O presidente do Detran/TO enfatizou que este prêmio representa a atuação do órgão com as ações de conscientização e dos educadores de trânsito. “Este prêmio é resultado das ações realizadas pelo órgão e também fruto do esforço e da dedicação dos educadores de trânsito tocantinenses, que juntos e em consonância têm trabalhado arduamente em todas as campanhas e desenvolvido iniciativas ao longo de todo o ano em busca de sensibilizar nossos condutores acerca dos altos índices de sinistro de trânsito e assim incentivar uma postura mais prudente e responsável por parte dos usuários da via”, enfatizou o titular da pasta.
Categoria Educação para o Trânsito
O Detran/TO concorreu na categoria XII – Desenvolvimento de projetos, campanhas e/ou ações de Educação para Trânsito inovadores, voltados para a comunidade em geral ou a determinados segmentos sociais, promovidos no ano de 2023 e/ou 2024, que premia iniciativas de Educação para o Trânsito e Segurança Viária cujo propósito é reduzir os riscos no trânsito, instigar mudanças comportamentais para humanização nas vias, prevenir e diminuir o número de sinistros de trânsito e promover a cidadania.
O órgão foi avaliado por uma comissão julgadora compostas por especialista da área de renome nacional e concorreu com outros órgãos e instituições ligadas ao trânsito: a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET/SP), Detran/AL, Detran/SP, Detran/PR, Secretaria Municipal de Transportes de Guarulhos (SP), Prefeitura de São José dos Campos (SP), Prefeitura de Barcarena (PA), Secretaria Municipal de Segurança e Transportes de Belo Horizonte (MG), Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas (TO) e Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob).
Na categoria, o órgão submeteu a Campanha Maio Amarelo, que com o tema Paz no trânsito, começa por você e alcançou diretamente 40 mil pessoas em 45 municípios tocantinenses. Durante a campanha, o Governo do Tocantins destinou 10 milhões de reais para sinalização e melhoria nas travessias das estradas dos municípios tocantinenses, garantindo a segurança viária nos perímetros urbanos do estado.
Este ano, o Maio Amarelo se configurou não só como uma ação do órgão mas também de governo, sendo assim contou um apoio de diversos outros órgãos estaduais, com destaque para a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO) e a Polícia Militar do Tocantins (PMTO).
Redução dos sinistros de trânsito
A campanha Maio Amarelo, bem como as demais outras mobilizações realizadas pelo Detran/TO, tem sido uma importante ferramenta no trabalho de conscientização, fiscalização e educação para o trânsito. Um levantamento feito pela gerência de estatística do órgão mostra que houve uma queda de 9,31% no índice de mortes em decorrência de sinistros de trânsito no Tocantins nos setes primeiros meses de 2024, em comparação ao ano anterior. Em 2023 foram registrados 3.607 sinistros no estado de janeiro a julho, enquanto que em 2024 no mesmo período, esse número caiu para 3.271