Durante a sessão ordinária realizada na manhã de quarta-feira, o deputado estadual Professor Júnior Geo trouxe à atenção da Assembleia Legislativa do Tocantins uma carta escrita por Mônica Ferreira Costa, mãe de Carolinne, uma pessoa com deficiência intelectual e física. No documento, Mônica compartilhou as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência visual no estado e destacou a importância da inclusão e visibilidade desses cidadãos na sociedade.
Apesar dos avanços legislativos e dos esforços para promover a igualdade de oportunidades, Mônica apontou as barreiras físicas, sociais e culturais que ainda limitam o acesso das pessoas com deficiência a serviços básicos, como educação, saúde e transporte. Além disso, ela ressaltou a carência de apoio adequado às famílias e cuidadores dessas pessoas, evidenciando a necessidade de debates e melhorias nesse aspecto.
“Essa mãe quer chamar a atenção desta Casa de Leis, da sociedade como um todo para a necessidade da inclusão. A preocupação, o cuidado, é um dever de todos nós cidadãos e, principalmente do Estado, que tem arrecadação de impostos e recursos, que podem trazer um pouco mais de dignidade e inclusão dessas pessoas na sociedade em que vivemos”, afirmou o deputado Geo após a leitura da carta.