A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara de Palmas, que tem como objetivo investigar possíveis irregularidades na prestação de serviços de saneamento básico na região, realizou nesta quarta-feira, 24 de Janeiro, uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Taquari, localizada na região sul da capital.
O vereador Nego, relator da CPI, destacou a importância das visitas técnicas para compreender as preocupações da população e avaliar as condições das estações de tratamento. A ETE do Taquari, em particular, foi alvo de penalizações devido a vazamentos ocorridos no ano passado, resultando em poluição e morte de peixes.
“Todas as ETEs serão visitadas para análise da comissão, inclusive as que estão fora do estado, a fim de buscar referências. Vamos avaliar o trabalho realizado, as medidas de contenção para evitar vazamentos e verificar se a tecnologia empregada está adequada”, ressaltou o vereador Nego.
A CPI, composta pelos vereadores Josmundo (presidente), Marilon Barbosa (vice-presidente), Nego (relator), Júnior Brasão (membro), Pedro Carodso (membro), Euzimar Pereira de Assis (suplente), Joatan (suplente), Waldson (suplente), Márcio da Costa Reis Monteiro (suplente) e Laudecy Coimbra (suplente), busca não apenas realizar visitas técnicas, mas também analisar documentos enviados à Casa e obter informações relevantes por meio de medidas judiciais.
A retomada dos trabalhos da CPI em janeiro de 2024 foi possível após os vereadores aprovarem, em novembro de 2023, a interrupção do recesso parlamentar a partir de 15 de janeiro e a prorrogação da CPI por mais 180 dias a partir de 24 de fevereiro do mesmo ano.
Após a vistoria na ETE do Taquari, a comissão analisará os resultados da visita e definirá qual será a próxima estação a receber uma inspeção técnica. A população aguarda ansiosa por esclarecimentos sobre as questões relacionadas ao saneamento básico na região, enquanto a CPI busca garantir a transparência e a eficiência na prestação desses serviços essenciais.