O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Amélio Cayres (Republicanos), recebeu um forte respaldo político durante um jantar com 20 deputados estaduais, na noite da última quarta-feira (26), em Palmas. O encontro teve como objetivo discutir a construção de sua pré-candidatura ao Governo do Estado em 2026. Os parlamentares se colocaram à disposição para ajudar no projeto, com muitos se referindo a si mesmos como “soldados” na construção da candidatura.
Durante a reunião, os presentes reforçaram a necessidade de conciliação dentro do grupo e enfatizaram que a iniciativa não representa uma disputa entre a Assembleia e Brasília. “Não é uma candidatura da Assembleia contra Brasília ou vice-versa”, repetiram os deputados ao longo da conversa.
Amélio destacou a importância do diálogo com figuras-chave da política tocantinense, como o deputado federal Alexandre Guimarães (MDB) e o senador Eduardo Gomes (PL), que recebeu elogios por seu papel na articulação política do Estado. O presidente da Assembleia também mencionou o deputado Vicentinho Júnior (PP) como uma peça essencial para qualquer construção política. “Não tem como construir um projeto sem eles”, afirmou.
A relação de proximidade entre as lideranças foi ressaltada por Amélio, que lembrou que Vicentinho e Eduardo Gomes frequentemente se hospedam na casa de seu irmão, o prefeito Antônio do Bar. “A proximidade é grande entre eles, tanto pela família quanto pelos aliados do Bico”, pontuou.
Outro nome citado foi o da senadora Professora Dorinha (UB), que, segundo Amélio, também será fundamental nas articulações. “Não tem como construir uma candidatura sem ela”, declarou, lembrando que foi um dos incentivadores de sua eleição ao Senado e que ajudou a articular a chegada de Big Jow (UB) à presidência da Associação Tocantinense de Municípios (ATM).
Apesar do amplo apoio, Amélio reforçou que a decisão final sobre a candidatura será tomada de forma conjunta e com base na viabilidade de cada nome. “Há espaço para todos”, garantiu. Ele também reafirmou sua disposição de atuar dentro do grupo da forma que for necessária. “Continuo com a mesma posição de ser soldado: pra ser candidato a governador ou até mesmo pra balançar a bandeira pra quem for”, declarou.
O deputado ressaltou que pretende ampliar o diálogo, levando as conversas para prefeitos e lideranças de todo o Estado, incluindo Eduardo Siqueira Campos (Podemos), com quem ele e sua família mantêm relações políticas desde os tempos da antiga União do Tocantins.
Entre os parlamentares presentes, estavam até mesmo os tucanos Júnior Geo e Eduardo Mantoan, reforçando a amplitude do apoio a Amélio. Os únicos ausentes na reunião foram Janad Valcari (PL), Jair Farias (UB), Gutierres Torquato (PDT) e Nilton Franco (Republicanos).
O encontro consolidou Amélio Cayres como um nome natural para a disputa pelo Palácio Araguaia em 2026, demonstrando que ele já possui uma base política sólida e bem articulada.