Dia da Consciência Negra Por: Leandro Cardoso
Na tarde de hoje, a primeira-dama Karynne Sotero prestigiou a exposição “Mulheres Guerreiras Quilombolas do Tocantins”, promovida pela renomada jornalista Maju Cotrim, no hall de entrada da Assembleia Legislativa do Estado (ASLETO). O evento contou com a presença de autoridades, incluindo o presidente da casa, Deputado Amélio Cayres.
A exposição, concebida por Maju Cotrim, destaca a beleza e a resistência das comunidades quilombolas por meio de 30 fotografias significativas, cada uma transmitindo uma mensagem poderosa das mulheres dos quilombos tocantinenses. Atualmente, o Tocantins abriga 45 comunidades oficialmente reconhecidas. A mostra busca oferecer uma visão única da realidade dessas comunidades, proporcionando visibilidade à cultura rica e à resistência dessas mulheres.
Maju Cotrim enfatizou a importância do evento, declarando: “Essas mulheres não estão presentes aqui hoje, muitas nem mesmo conhecem a Assembleia Legislativa, mas as imagens delas estão expostas aqui, e estou dando voz às nossas Mulheres Guerreiras dos Quilombos.” O compromisso de reconhecimento e celebração da diversidade cultural e das histórias inspiradoras que permeiam as localidades quilombolas no Tocantins foi ressaltado durante a exposição.
A primeira-dama disse “ Quando resolvi fazer a nossa Ação do Dia das Crianças nas comunidades quilombolas, eu tinha a certeza de que iria receber mais do que iria doar. E Recebi muito amor, carinho, acolhimento e infinitos sorrisos de crianças, de mães, avós, de mulheres guerreiras como as aqui expostas. Sei das dificuldades que as mulheres quilombolas enfrentam e eu juntamente com o governador venho batalhando para mudar essa realidade e dar dignidade social para todas as comunidades do Tocantins. Estamos no governo que ouve as pessoas e que trabalha para todos, prova disso foi a criação da inédita Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais, através do governador Wanderlei Barbosa. Eu só tenho a agradecer e dizer que estou à disposição das mulheres quilombolas do Tocantins. A disposição de todos os povos originários. E dizer que vamos com a ajuda de Deus cada vez mais fazer um governo que cuida de todos. Um evento lindo e caloroso, prestigiando mulheres guerreiras e fortes, levando a visibilidade e repercussão de seus trabalhos mais além.