Começam nesta segunda-feira, 08, nas 34 Unidades de Saúde da Família (USFs) da Capital, as Campanhas Nacional para imunizar contra a Poliomielite e de Multivacinação para atualização da Caderneta da Criança e do Adolescente. A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) já está com tudo preparado para a realização das campanhas, que acontecem simultaneamente e seguem até o dia 09 de setembro (veja a programação abaixo).
De acordo com Hugo Botelho, gerente de imunizantes da Central Municipal de Rede de Frio (Cemurf), a estimativa é que sejam imunizadas cerca de 18 mil crianças menores de cinco anos contra poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. Essa doença é causada por um vírus que gera consequências graves para as crianças e que podem durar a vida inteira, como a impossibilidade ou dificuldade de se movimentar.
“A paralisia infantil já está oficialmente eliminada no Brasil desde 1994, quando foi emitido o certificado da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), porém, corre o risco de ser reintroduzida em razão de países vizinhos ainda lutarem contra essa doença”, afirmou o gerente, ao ressaltar que por isso é importante que os pais levem os filhos para vacinar, pois é o melhor método para manter a poliomielite erradicada.
Simultaneamente, o Ministério da Saúde também lançou a campanha de multivacinação para atualização das vacinas que estão atrasadas em crianças e adolescentes menores de 15 anos, com o intuito de reduzir o número de não vacinados e melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.