A Semed é dirigida por Ulissevânia Sales
Com a volta das aulas presenciais na rede municipal de ensino, é de extrema importância o investimento na readaptação dos alunos a rotina escolar. Em busca de minimizar os impactos do distanciamento social, a Secretaria Municipal de Ensino de Araguatins (Semed) desenvolveu o Programa de Recomposição das Aprendizagens – Projeto Letra A. Nesta semana, a equipe pedagógica da Semed realizou visitas em doze escolas, para acompanhar a implantação do projeto e auxiliar professores e gestores nos trabalhos.
Foram supervisionadas as Escolas Municipais da zona rural: Padre Vitório, Maringá, Retiro Santa Cruz, Aureliano José Ferreira, Rui Barbosa, Prof. Djanira, Prof. Edgard Tolentino e Vereador Guilherme Parente. Na sede do município foram supervisionadas as escolas Maria de Lourdes, Vanor da Costa Parreão, São Vicente Ferrer e Escola Nair Duarte. O acompanhamento das supervisoras é fundamental para a avaliação do desempenho da aprendizagem dos alunos.
O Projeto Letra A é composto por várias etapas, desde o diagnóstico individual de cada aluno, passando pela reorganização desses alunos por níveis de aprendizado, até o acompanhamento do desenvolvimento de cada grupo, como explica a Coordenadora de Supervisão Escolar da Semed, Zelina Bueno. “O projeto Letra A começa com o diagnóstico dos estudantes. Por meio dessa avaliação, que é feita individualmente, é realizada a reorganização das turmas de acordo com o nível de aprendizado. Dessa forma, o trabalho dos professores pode ser direcionado para as necessidades dos estudantes de forma mais precisa”, disse.
Para a secretária Municipal de Educação de Araguatins, Ulissevania Sales, a readaptação das crianças ao ensino presencial é um grande desafio, que vem sendo vencido graças aos múltiplos agentes envolvidos nesse processo. “A equipe da Semed como um todo, desde os gestores e professores que estão nas escolas, assim como as supervisoras, que os auxiliam, tem apresentado resultados muito positivos. Todo esse empenho tem feito muita diferença para nossas crianças e os frutos desse trabalho já começam a ser colhidos”, declarou.
A equipe de Supervisão pedagógica da Semed é composta pelas professoras: Maria Aparecida Nogueira, Gildenice Gonçalves, Zelina Bueno, Sirleide Martins, Vânia Nogueira, Eliene Ferreira e Maria Cleni. O papel das supervisoras é essencial para a formação de uma cultura de rede. Isso porque não só participam dos encontros formativos, como também organizam reuniões em sua própria escola, ampliando as discussões e promovendo o desenvolvimento profissional de todos os professores.
Recomposição de aprendizagem
As classes de alfabetização são construídas por alunos que apresentam histórias de vida diferentes. Existem alunos que antes de entrarem no processo de alfabetização, já frequentaram a escola, ou melhor, a pré-escola, onde aprenderam uma estrutura inicial da escrita e leitura. Por outro lado, devido a pandemia, muitos alunos ainda não haviam tido nenhuma oportunidade de ir à escola e assistir uma aula presencial.
Em ambos os casos, o trabalho de amparo e adequação dessas crianças ao ensino é essencial para as suas formações. Com o envolvimento de professores, coordenadores e pais, e com a supervisão da Semed, essa retomada ao ensino presencial se torna mais humana e engajada na busca por uma educação de qualidade.