O cartório da 29ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) deu início ao treinamento presencial de mesários que atuarão como presidentes e 1º mesários das Mesas Receptoras de Votos (MRV) nas Eleições Municipais de 2024. A abertura da ação foi realizada pelo juiz eleitoral da 29ª ZE, Gil de Araújo Correa, e teve a condução da chefe de cartório Ana Cecília Machado Catapan.
O evento acontece no auditório da Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso, e finaliza nesta quinta-feira, 19. Na cerimônia, o magistrado ressaltou que presidir as eleições é fundamental para a democracia. “Sabemos que esta missão de proporcionar ao eleitor a liberdade e garantia de escolher o seu representante é o que permite realizar eleições seguras e transparentes. E cada um aqui presente é fundamental para este pleito ”, afirmou o juiz eleitoral de Palmas.
Etapa importante
Para a chefe do cartório, Ana Cecília, o treinamento de mesárias e mesários é a etapa mais importante do processo eleitoral. “Nós estamos há quase um ano e meio organizando a logística desse processo eleitoral das eleições de 2024, e vocês podem ter certeza que para nós essa semana de treinamento de mesários é, de longe, a etapa mais importante da nossa logística dentro do nosso processo eleitoral”, destacou Ana Cecília.
O treinamento
Com quase 210 mil eleitores, a 29ª ZE de Palmas é uma das oito maiores do país e tem o maior eleitorado do estado. Neste pleito eleitoral, com um possível segundo turno, vão atuar 4.081 mesárias e mesários, juntamente com pessoas que trabalharão como apoios logísticos, com 85 locais de votação e 629 seções eleitorais. A eleitora, Thaís Regina de Paula Maia, que desempenha a função de 1ª mesária, vai atuar pela quarta vez nas eleições e ressalta a importância de contribuir com a democracia.
“Nós estamos desenvolvendo nosso papel como cidadão e é um momento bem importante, porque a gente se sente útil para prestar um serviço para a nossa sociedade. E passar aquele dia ali é bem gratificante, porque você acaba criando conexões com as pessoas que estão ali trabalhando com você”, disse a mesária.
Os treinamentos ocorrem até esta quinta-feira, 19, com transmissão ao vivo para que aqueles que não conseguiram participar presencialmente possam acompanhar. Na ocasião estão sendo compartilhadas instruções técnicas e legais, prática com urnas eletrônicas e outros materiais eleitorais, além da capacitação sobre todos os procedimentos a serem realizados antes, durante e após a votação.
Mesas receptoras
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determina como Mesas Receptoras de Votos (MRV) o grupo de eleitoras e eleitores convocados pela Justiça Eleitoral ou voluntárias e voluntários que atuarão nas eleições. Toda seção eleitoral corresponde a uma mesa receptora de votos, estabelecido no artigo 119 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/65).