Após o recesso parlamentar, a Câmara Municipal de Palmas e a Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) retornam suas atividades nesta quinta-feira, marcando o início de um período para o andamento legislativo em ano de eleições municipais.
Na Câmara Municipal de Palmas, onde pelo menos 13 dos 19 vereadores estão pré-candidatos à reeleição, o presidente José do Lago Folha Filho garantiu que as campanhas não interferirão na rotina legislativa. Entre os principais projetos a serem discutidos neste semestre estão a regularização das edificações construídas entre 2017 e 2024, a Lei do Uso do Solo, a Lei Orçamentária Anual (LOA) e a proposta para a criação do distrito de Taquaruçu Grande. Este último projeto tem gerado controvérsia entre os moradores locais, que temem impactos negativos na regularização fundiária e na preservação dos recursos hídricos da região.
Na Assembleia Legislativa, o retorno acontece após um recesso iniciado em 8 de julho. Durante o intervalo, a Casa de Leis finalizou a divulgação de resultados de concursos e convocou aprovados para próximos testes. Contudo, detalhes sobre os projetos a serem discutidos e os possíveis impactos das eleições municipais ainda não foram oficialmente divulgados. A assessoria da presidência da Aleto não respondeu às solicitações de informações adicionais.