No último sábado, 27 de julho, a Federação Municipal PSOL-REDE de Palmas realizou sua convenção oficial para as eleições municipais. O evento, que ocorreu na sede do PSOL localizada na Arse 13, definiu os principais nomes que representarão a federação nas urnas. Lúcia Viana, do PSOL, foi anunciada como a candidata à prefeitura de Palmas.
A chapa para a vice-prefeitura foi completada com Sílvio Sousa, também do PSOL. Além das candidaturas, a convenção estabeleceu também a lista de candidatos para a Câmara Municipal. Ao todo, 12 nomes foram escolhidos para a disputa, sendo seis homens e seis mulheres.
Biografia Maria Lúcia Soares Viana
Lúcia Viana tem 62 anos, casada, mãe de três filhos e avó de três netos. Nascida em Cristalândia (TO) em 26 de novembro de 1961. Advogada, Lúcia atuou como servidora pública federal por 34 anos, atualmente aposentada no cargo de analista judiciário do Ministério Público Federal (MPF) e advogando em causas sociais, sendo que atuou na Procuradoria da República no Tocantins por 15 anos. Também foi servidora concursada no Tribunal de Contas da União (TCU) e no Senado, em Brasília (DF), onde morou por 20 anos.
Lúcia Viana retorna ao Tocantins em 1998 e inicia sua atuação na defesa dos direitos humanos em 1999 no Centro de Direitos Humanos (CDH) de Palmas, onde foi coordenadora por dois mandatos, por quatro anos. No ativismo popular, Lúcia contribuiu para a criação do Movimento Estadual de Direitos Humanos do Tocantins.
Lúcia Viana participa do PSOL desde 2009, onde já foi candidata a vereadora, vice-prefeita, deputada federal e senadora. Agora é candidata a prefeita de Palmas nas Eleições 2024.