O governador Wanderlei Barbosa, acompanhado pela primeira-dama Karynne Sotero e outros representantes do governo do Tocantins, está presente na 12ª edição do Fórum Jurídico de Lisboa, em Portugal. O evento, que ocorre na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, reúne acadêmicos, especialistas e autoridades para discutir os desafios e transformações associados à globalização.
Com o tema “Avanços e recuos da globalização e as novas fronteiras”, o fórum aborda questões jurídicas, políticas, econômicas, socioambientais e digitais que impactam estados, instituições e sociedades. Durante a abertura, Wanderlei Barbosa prestigiou um painel que contou com a presença de figuras como José Pedro Aguiar Branco, presidente da Assembleia da República Portuguesa, Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, e Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil.
Para o deputado, a participação no fórum é uma oportunidade única para discutir os principais desafios enfrentados pelo Estado do Tocantins, como meio ambiente, segurança e saúde, à luz das mudanças globais. A presença da delegação tocantinense também visa fortalecer o entendimento sobre as responsabilidades legais e as obrigações perante a lei em um contexto internacional.
O Fórum Jurídico de Lisboa, organizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL) e o Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário (FGV), acontece anualmente e destaca-se como um espaço de reflexão e diálogo sobre os grandes temas que moldam o cenário jurídico global.