A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) está se preparando para eleger a nova Mesa Diretora que irá liderar a casa legislativa no biênio 2025/2026. A eleição está marcada para a próxima terça-feira, dia 4 de junho.
O edital de convocação dos deputados foi publicado no Diário Oficial da Aleto nesta quarta-feira, 29, após a aprovação na sessão de ontem (28) de uma Proposta de Emenda Constitucional, e um Projeto de Resolução que definem e regulamentam as novas regras para a eleição da Mesa Diretora.
As novas regras permitem que os parlamentares que atualmente ocupam vagas na diretoria possam ser reeleitos uma única vez sucessivamente para o mesmo cargo, independentemente das legislaturas. Essa regulamentação está alinhada com uma tese consolidada no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre eleições das assembleias legislativas dos estados.
A composição da Mesa é formada pelo presidente, 1º e 2º vice-presidente, 1º, 2º, 3º e 4º secretário. Atualmente, os cargos são ocupados pelos deputados Amélio Cayres (presidente), Ivory de Lira (1º vice-presidente), Gutierres Torquato (2º vice-presidente), Vilmar de Oliveira (1º secretário), Janad Valcari (2º secretário), Marcus Marcelo (3º secretário) e Eduardo Fortes (4º secretário).