O governador Wanderlei Barbosa recebe nesta quarta-feira, 29, às 9h30, as equipes de bombeiros militares tocantinenses que atuaram no Rio Grande do Sul (RS) em atendimento às vítimas das enchentes e deslizamentos de encostas provocados pela tragédia climática no Estado gaúcho.
Na ocasião, o Governador presta homenagens aos bombeiros em cerimônia realizada no Auditório do Palácio Araguaia José Wilson Siqueira Campos, em Palmas. O evento contará com a presença do efetivo do Corpo de Bombeiros, além de alunos do Projeto Bombeiro Mirim e dos colégios esportivos militares Santa Rita de Cássia e Margarida Lemos Gonçalves.
Por determinação do governador Wanderlei Barbosa, o Corpo de Bombeiro Militar (CBMTO) enviou equipes para o Rio Grande do Sul, em duas etapas, sendo que os primeiros 11 bombeiros seguiram para atender os municípios de Bento Gonçalves, com operação de buscas por vítimas em áreas colapsadas (deslizamentos de encostas), e de Canoas, na região metropolitana, com buscas e salvamento por vítimas em áreas alagadas, ação humanitária, busca por animais e também recuperação de cadáveres. Uma terceira equipe atuou na Base Aérea de Canoas, com apoio na parte logística, recebendo e despachando alimentos, água, roupas, calçados e equipamentos para as vítimas.
Ocorre ainda, desde o começo da Operação Rio Grande do Sul, a atuação da tenente-coronel Dione Miranda, psicóloga do CBMTO. Ela tem Porto Alegre, a capital do Estado, como base principal do seu trabalho, juntamente com profissionais civis de saúde mental (psicólogos e psiquiatras voluntários) no atendimento aos bombeiros e seus familiares. Desde então, a tenente-coronel já esteve em Canoas, Lajeado, Bento Gonçalves e Encantado.
Na troca de equipes, ocorrida no dia 16 de maio, na Base Aérea de Canoas, dez bombeiros militares deixaram o Rio Grande do Sul, enquanto 11 assumiram a missão, ficando até a última sexta-feira, 24. A ação se deu também em Canoas com buscas e salvamento de vítimas, animais e ação humanitária.