Dirigido pela Luciana Petenon e produzido pela Circulo Filmes, o Documentário de média metragem “Entoadas – Para que as outras continuem no mesmo tom” mostra o impacto que o Sonora Festival de Compositoras de Palmas, que foi realizado nos anos 2018 e 2019, teve na cena tocantinense de mulheres.
O filme foi exibido na noite dessa última terça-feira, 15, no Cinecultura e contou com a presença de diversas personalidades do audiovisual e produção cultural tocantinense.
Durante 30 minutos de documentário, o público pode acompanhar os relatos de diversas mulheres da cena independente de Palmas que mostraram como o Festival foi importante para a consolidação de seus trabalhos e para abrir caminhos para que outras mulheres e meninas possam sonhar viver da arte e cultura, além de ter inspirado outros movimentos de mulheres na capital tocantinense.
Para a pesquisadora e diretora do filme, Luciana Pettenon, o filme mostra como os movimentos de mulheres, não só fortalecem e inspiram, mas também mexem com toda a cadeia produtiva cultural.
“Nós sabemos que a cena cultural independente, não só aqui no Tocantins, é historicamente dominada pelos homens, e que ainda hoje, as mulheres encontram resistência para ocuparem esse lugar. Então quando vemos iniciativas como o Sonora que não só criam esses espaços para as mulheres, mas fortalecem e inspiram outras mulheres a ocuparem, é um movimento que acaba reverberando e consequentemente, fomentando toda a cadeia produtiva” contou a Diretora.
O filme “Entoadas – Para que as outras continuem no mesmo tom” faz parte do projeto “Mulheres da Cena Independente do Tocantins” que foi contemplado pelo Prêmio Emergencial do Tocantins – Audiovisual, do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.
Ficha Técnica:
Pesquisa, Roteiro e Direção: Luciana Petteno
Montagem: Erika Mariano
Produção Executiva: Ana Elisa Martins
Produtora: Círculo Filmes
Duração: 30 min.