Recentemente a vereadora Laudecy Coimbra (SD) publicou em seus Stories em sua rede social questionando o suposto sumiço de mais de 22 milhões de reais referentes da bilhetagem da agência Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), e sobre essas questões relacionadas, presidente da Agência Eliezer Moreira informou em entrevista ao programa Palmas Agora sobre o funcionamento e questões financeiras do transporte público da capital Palmas.
Alguns dos pontos abordados na entrevista ao programa foram as dificuldades na modificação de um sistema privado para o público, e que a partir do mês de janeiro a frota já opera de forma 100% sob controle da prefeitura da capital. O presidente informa que todo o sistema de bilhetagem é usado no custeio das operações referentes a segurança, comunicação dentre outras áreas referentes ao transporte. Em sua fala Eliezer Moreira diz “ como funciona a venda, você vende, hoje diminuímos drasticamente o uso de moeda em espécie, e a partir do dia 8 iniciou o transporte e a partir da implantação do pix o uso em espécie reduziu bastante, hoje com 70% dos pagamentos são feitos pelo pix”. E confirma que todos os valores arrecadados podem ser checados no portal da transparência por todo o cidadão.
Na mesma entrevista foi pontuado que está havendo uma revitalização da frota buscando atender melhor cada cidadão, e Eliezer Continua “ antes dessa frota dos 100 ônibus estávamos rodando em média 705 mil quilômetros mês, hoje com ampliação da frota nos deu a opção de intensificar as viagens aumentar o número de ônibus nas linhas, sobretudo nas rotas do circuito tronco, eixão 010, 020, 540 taquari, 511 e 301 eixão bertaville e outras mais, reduzindo o tempo de espera e a superlotação. E hoje estamos em quase 1 milhão de quilômetros rodados”.
Uma das pontuações importantes que foram abordadas na entrevista foram o todo o custeio da operação viária que o transporte público implica, informando que o poder público custeia em conjunto com a administração da frota, buscando incentivos governamentais para tal, sobre isso o presidente nos fala mais “ hoje um orçamento de quase 3 bilhões de reais, você tem o custo do orçamento próprio, pouco mais de 100 milhões para complementar a receita, da bilhetagem em torno de 40 milhões, pra você transportar em média 65 mil passageiros dia é muito barato, considerando o preço do litro combustível é quase 100 reais o litro, um pneu e na faixa de 3 mil”.
Sobre essas alegações da vereadora, não foi-se provado nada referente, sem a existência de uma fundamentação jurídica. O que consta é que existia uma quantia que passou por uma catraca digital e que depois foi computada. Sobre a checagem de informações arrecadado os presidente Elizer informa na entrevista ao Palmas Agora“ sempre muito disponível e acessível à comunidade pelo portal da transparência, qualquer um que quiser ter acesso pode requerer isso é aberto ao público, e os membros do legislativo inclusive tem senha e login para acessar a bilhetagem”.