No próximo sábado, dia 24, a cidade de Palmas se vestirá de cores e ritmos para celebrar a tradicional festa em honra a Yemanjá, a Rainha do Mar. Em um evento marcado pela união de dez casas de matriz afro-brasileira, a Praia da Graciosa será o cenário para essa reverência e festividades.
Organizado pela Federação das Comunidades de Culto Afro-brasileiro e Indígena do Tocantins (Feccamto), com o apoio da prefeitura local, a festa promete reunir adeptos do Candomblé, Umbanda e Terecô em uma celebração única. A iniciativa, liderada pelo Ilè de Odé, sob a direção do pai William de Oxossi, busca inserir essa celebração no calendário oficial da cidade, destacando a importância da diversidade religiosa e cultural de Palmas.
Os preparativos incluem oferendas de comida seca, flores e frutas, acompanhadas por cânticos e rezas em busca de proteção e bênçãos. Embora o evento aconteça às margens do rio Tocantins, as homenagens serão estendidas também a Osum, divindade dos rios, e a Esú, o mensageiro.
Além da comunhão espiritual, a festa contará com o apoio logístico da prefeitura de Palmas, através da Secretaria de Comunicação e da Fundação Cultural, garantindo a estrutura necessária para acolher os participantes na Praia da Graciosa. Com expectativa de se tornar um marco no calendário cultural da capital tocantinense, a festa à Yemanjá promete ser um momento de união, fé e celebração da diversidade que caracteriza a rica tapeçaria cultural do Brasil.