O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, recebeu uma comitiva de prefeitos, vereadores e secretários municipais das regiões do Norte Araguaia e Xingu, no estado de Mato Grosso, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos. A pauta principal da reunião foi discutir um termo de cooperação na área da saúde entre os dois estados, visando atender pacientes de média e alta complexidade da região por meio do sistema de saúde tocantinense.
Os gestores municipais explicaram que muitos pacientes de seus municípios procuram tratamento em Palmas devido à ausência de unidades de saúde para algumas especialidades de média e alta complexidade na região e também pela distância em relação à capital mato-grossense.
O governador Wanderlei Barbosa expressou sua satisfação em receber a comitiva de Mato Grosso e demonstrou otimismo em relação à possibilidade de estabelecer uma parceria. “Nós temos uma ligação, todo o intercâmbio na área de saúde, de educação, de comércio, e nunca negaremos o atendimento”, destacou o governador durante o encontro.
Carlos Felinto, secretário de Estado da Saúde, ressaltou a importância de firmar um termo de cooperação, destacando que o Tocantins terá a possibilidade de ressarcimento financeiro pelos atendimentos realizados aos pacientes do estado de Mato Grosso. O prefeito de Porto Alegre do Norte, Daniel Rosa do Lago, enfatizou a necessidade de formalização dessa cooperação e descreveu a reunião como bastante produtiva.
O prefeito de Santa Terezinha, Thiago Castellan, também elogiou a receptividade do governador Wanderlei Barbosa e destacou que Palmas passa a ser uma referência na área da saúde para seu município. A comitiva incluiu prefeitos, vereadores e deputados estaduais, promovendo uma discussão significativa sobre a melhoria do acesso aos serviços de saúde na região.
A reunião sinaliza um passo importante na colaboração interestadual na área da saúde, com a possibilidade de beneficiar os residentes das regiões do Norte Araguaia e Xingu. O compromisso mútuo em aprimorar o fluxo de atendimento e a disposição para formalizar essa parceria indicam um esforço conjunto para fortalecer o sistema de saúde na região.