O cenário político em Guaraí, Tocantins, ganha novos contornos com a decisão do pré-candidato à prefeitura, Saboinha Júnior, de trocar de partido. Até então filiado ao Solidariedade, Saboinha aceitou o convite do presidente regional do Republicanos, o governador Wanderlei Barbosa, para integrar as fileiras do novo partido.
Saboinha Júnior, que atualmente ocupa a posição de secretário extraordinário de Ações Estratégicas no governo de Wanderlei, deve se desincompatibilizar do cargo em abril para oficializar sua pré-candidatura ao Paço Municipal. Sua mudança para o Republicanos pode intensificar a disputa eleitoral em Guaraí, uma vez que a atual prefeita, Fátima Coelho, também faz parte da base do governo Wanderlei.
O pré-candidato já tinha uma presença na política local. Nas eleições de 2020, concorrendo pelo Solidariedade, Saboinha Júnior conquistou 45,92% dos votos válidos, sendo escolhido por 5.498 eleitores. Em 2022, disputou uma vaga na Assembleia Legislativa, ficando como suplente
Além de sua experiência política recente, Júnior já ocupou o cargo de vereador em Guaraí de 2016 a 2020, assumindo a presidência da Câmara Municipal no biênio 2019/2020. Atualmente, sua posição estratégica como secretário extraordinário de ações estratégicas no governo do Tocantins confere peso adicional à sua presença na corrida eleitoral.