Por: Leandro Cardoso
Em uma cerimônia realizada nos dias 20 e 21 de Novembro no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o segundo Pacote pela Igualdade Racial. O evento marcante ocorreu no Dia da Consciência Negra e contou com a presença de diversas autoridades, ministros, parlamentares, intelectuais e representantes de movimentos sociais.
No primeiro dia de evento, ocorreu o lançamento do programa Brasil Pela Igualdade racial. O Plano do Governo Federal, juntamente com o Ministério da Igualdade Racial, que disponibiliza mais de 18 milhões de reais que serão destinados aos municípios em prol da promoção da igualdade. É sumariamente importante que o governo do Tocantins faça parte desta movimentação. Onde se cogita a criação da Secretaria da Igualdade Racial no Tocantins.
É nessa ocasião, o diretor da Diversidade e Inclusão do Tocantins, Wemerson Lima foi recebido pela Ministra da Igualdade Racial Anielle Franco, e pela Secretária de Gestão do Sistema de Promoção da Igualdade Racial Lêda Leal. Wemerson Lima nos conta como foi participar da cerimônia “É muito importante que nosso estado esteja presente em todas as ações afirmativas de igualdade racial e política pública para essa pauta. Nós não abrimos mão de estar presente, o Estado Tocantins está na rota federativa de todos os planos nacionais que sejam para inclusão social do nosso povo tocantinense”.
No segundo dia de evento houve o lançamento do programa Juventude Negra Viva, em conjunto da abertura das ações que serão feitas, do que foi acolhido dos 26 estados e Distrito Federal. O pacote, composto por 13 ações, foi apresentado pela ministra Anielle Franco, e recebeu o apoio de diversas pastas, incluindo as do Ministério da Igualdade Racial (MIR),, bem como colaborações de outros ministérios e órgãos federais.