Por: Leandro Cardoso
No último sábado, dia 18 de Novembro, aconteceu a 4ª Conferência Municipal da Juventude de Palmas, com a cerimônia de abertura realizada na Escola de Tempo Integral Padre Josimo, localizada na Quadra 301 Norte. O evento contou com a participação expressiva de diversas lideranças sociais da capital, gestores municipais, representantes comunitários e membros de movimentos voltados para a juventude. O evento foi realizado por uma iniciativa conjunta da Fundação da Juventude de Palmas (FJP), Conselho Municipal de Juventude de Palmas (Comjuv) e lideranças sociais da capital, teve sua abertura oficial realizada por Raimundo Cavalcante Júnior, presidente da FJP.
Durante a jornada completa da etapa municipal da conferência, foram eleitos cinco delegados que terão a missão de representar o município na Conferência Estadual agendada para o dia 24 de Novembro, e são estes, Isabela Enumo, Vitor Rodrigues, Cristina Vasconcelos. Luana Porto e Emanuelly da Silva.
O estudante de jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Elian Matos nos conta como foi participar do evento “ Olha, eu acho que quando se pensa em eventos como a Conferência Municipal de Juventude, deve-se levar muito em consideração de como é importante a participação da população nas construções de políticas públicas. E estar nesses eventos também é poder ter oportunidade de pensar em como diminuir taxas que são preocupantes entre os jovens brasileiros, como a taxa de suicídio, que é maior em relação à restante da população brasileira, a taxa de desemprego também. Apesar de não ter sido tão cheio, o movimento contou com a presença do secretário municipal de juventude e também com diversas forças do movimento estudantil e forças políticas fora este movimento. O evento foi dividido pela manhã pelo credenciamento, o secretário municipal também apresentou alguns dados sobre a juventude brasileira e também falando um pouco como que se daria a conferência”.
No evento, foram abordados vários temas, incluindo direito à cidadania, participação social e política, representação juvenil, educação, diversidade, igualdade, saúde, cultura, comunicação e liberdade de expressão. Além disso, são discutidos assuntos relacionados a desporto, lazer, sustentabilidade e meio ambiente, território e mobilidade, segurança pública e acesso à justiça.