Na manhã desta quinta-feira, 21, o deputado Gutierres Torquato anunciou que está empenhado junto aos municípios da região sul para iniciar o Consórcio de Saúde intermunicipal da região.
“Este consórcio irá beneficiar todos os municípios envolvidos, com atendimentos de média e alta complexidade como os atendimentos de consultas com especialistas, exames e cirurgias eletivas beneficiando a saúde das cidades. Nós não mediremos esforços para trazer esse benefício para região sul e fazer isso acontecer, pois, já trabalhei como secretário municipal de saúde e sei como e difícil os encaminhamentos para os grandes centros, trazendo um custo alto aos municípios além do desgaste aos pacientes”, destaca o deputado Gutierres.
O consórcio intermunicipal na área da saúde é visto como uma associação entre municípios para que estes possam realizar atividades conjuntas referentes a promoção, proteção e recuperação da saúde da população. O consórcio da região sul irá seguir os moldes do consórcio do Vale do Araguaia, que é o primeiro do país que realiza cirurgias eletivas onde 14 municípios já realizaram mais de 800 cirurgias eletivas em 2022.
Portanto, o consórcio público intermunicipal em saúde da região, alinhando-se com as Redes de Atenção à Saúde pactuadas entre os gestores e com os instrumentos formais de planejamento dos entes federados, promovem o desenvolvimento do sistema regional e fortalecem a Governança Regional, constituindo uma nova forma de organizar e prover serviços de saúde mediante a conjugação e otimização de recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos
O consórcio será iniciado com a assinatura dos seguintes prefeitos e municípios: o prefeito Paulo Antônio (DEM), de Alvorada; prefeito Cezinha (MDB), do Peixe; prefeito Divino Moraes (PSD), de Sucupira; prefeita Ana Flávia Alves (SD), de Crixás; prefeita Jackeline Pereira (MDB), de Figueiropolis; prefeito Jarbas Ribeiro (Avante), de Araguaçu, Prefeito Júnior Marajo (DEM), de Cariri.