No uso de suas atribuições legais, a Vereadora Solange Duailibe (PT), apresentou na Câmara Municipal de Palmas o Projeto de Lei (PL) de n°43/2023, que propõe a instituição do Dia Municipal de Conscientização da Síndrome de Edwards no município. A data deverá ser celebrada anualmente no dia 06 de maio.
A propositura tem o objetivo de promover a conscientização sobre essa condição genética rara, conhecida como Síndrome de Edwards ou trissomia do 18, e através de diversas providências, fornecer suporte às famílias que enfrentam essa realidade.
O projeto prevê a realização de atividades de sensibilização e divulgação, como palestras, seminários, campanhas de conscientização, eventos educativos e outras iniciativas que visem disseminar informações sobre a Síndrome. Caberá à Prefeitura Municipal, em conjunto com órgãos competentes, instituições de saúde e organizações da sociedade civil, a organização e promoção das atividades relacionadas à conscientização da trissomia do 18 no âmbito do município.
“O Dia Municipal de Conscientização da Síndrome de Edwards permitirá a aproximação e colaboração entre profissionais da saúde, associações, instituições de pesquisa, educadores e famílias afetadas. Essa cooperação fortalecerá a capacidade do município em oferecer apoio adequado às famílias e promover a inclusão e a igualdade de oportunidades para as pessoas com Síndrome de Edwards”, pontua Solange.