O deputado estadual Gutierres Torquato apresentou, na manhã desta quarta-feira, 14, um Projeto de Lei (PL) solicitando que o município de Pedro Afonso seja denominado como Portal do Matopiba no Tocantins. A cidade que é um dos principais polos agrícolas da região centro-norte do estado é considerada uma das fronteiras agrícolas do país e, por isso, merece tal título.
“Pedro Afonso é um municipío importante pra agricultura do nosso estado, o município está na região central, na rota da BR-235, uma das principais do Tocantins, está na rota da ferrovia norte sul, tem uma das maiores multinacionais agrícolas, a Bunge, na estrada que dá acesso ao município… Em resumo, movimenta a exportação de grãos do Tocantins e merece o título de Portal Matopiba”, explica o deputado Gutierres.
A cidade está na rota da BR-235, uma importante rodovia transversal de quase 1.800 quilômetros de extensão que passa pelo Estado, e liga Aracajú (SE) ao Campo de Provas Brigadeiro Veloso, em Novo Progresso (PA). A estrada corta os estados de Sergipe, Bahia, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Tocantins e Pará.
Inserida na região do MATOPIBA, com localização privilegiada, uma produção de grãos forte e uma expoente do agronegócio, se destacando pela sua vocação agrícola e pecuária, a cidade de Pedro Afonso tem as principais características para ser o Portal do MATOPIBA.
Outro fator importante, é que a região dá acesso a Ferrovia Norte-Sul, outro ponto de extrema importância para logística, para o escoamento de grãos entre Maranhão e Tocantins, o que permitirá ainda mais investimentos em agroindústria, aumentando a capacidade produtiva do estado, a arrecadação e a geração de emprego, tudo isso fomentando a economia e transformando o eixo logístico e de produção de grãos no estado do Tocantins.
MATOPIBA
MATOPIBA é um acrônimo que denomina a região que se estende por territórios de quatro estados do Brasil, formado com as primeiras sílabas dos nomes dessas unidades federativas: Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Em 2010, diversas transformações socioeconômicas ocorreram nessa área como a infraestrutura viária, logística e energética, tendo, entre outras consequências, o surgimento de polos de expansão da fronteira agrícola baseados na adoção de tecnologias agropecuárias de alta produtividade.