A prefeitura de Araguatins iniciará nesta terça-feira, 6, os festejos em comemoração aos 155 anos de História e 75 anos de Emancipação Política do Município Tocantinense. A programação contará com momentos cívicos, apresentações artísticas e diversos campeonatos esportivos.
Confira a programação completa
Fundação de Araguatins
Araguatins primitivamente São Vicente do Araguaia, foi fundada em 9 de junho de 1868, por Vicente Bernardino Gomes, que antes residia na Colônia Militar de São João do Araguaia, no Estado do Pará, resolveu subir o Rio Araguaia e procurar um local onde pudesse fundar uma povoação.
Quando Vicente Bernardino chegou, onde hoje se desenvolve Araguatins, vicejavam frondosos pequizeiros, oitizeiros, puçazeiros e outras frutas regionais, banhadas pelo caudaloso rio Araguaia, muito piscoso e de margens fertilíssimas, onde fixou morada, acolheu trabalhadores vindos de diversas procedências, começando assim o desenvolvimento do povoado.
O nome “Araguatins”
O nome “Araguatins”, nasceu da junção dos dois rios Araguaia e Tocantins por sugestão do prefeito da época, o Sr. Antônio Carvalho Murici, tendo sido aprovado pelo Decreto nº 8.305.
Criação do Município
O Município de São Vicente do Araguaia, foi criado pela Lei nº 426 de 21 de julho de 1.913. A solenidade deu-se na residência cidadão Amaro Pereira Soares. Foi sancionada pelo Decreto nº 3.639 de 5 de março de 1.914 e instalado em 12 de novembro do mesmo ano por Decreto nº3.774.
Em 1.945, a sede do Município foi transferida para Itaguatins, pelo Presidente Getulio Vargas. Depois de três anos de transferência da sede, o Município foi criado pela segunda vez pela Lei nº 184 de 13 de outubro de 1948 tendo sido reinstalado em 1º de janeiro de 1.949. Naquela época, era Governador de Goiás o Dr. Jerônimo Coimbra Bueno.