“Um dos projetos mais acertados que fiz nestes três mandatos”, enfatizou o deputado estadual Léo Barbosa (Republicanos), após a aprovação, por unanimidade, do Projeto de Lei que institui a Política Estadual de fornecimento gratuito de medicamentos formulados à base de canabidiol, na última terça-feira, 23, na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto).
Durante a votação, o parlamentar defendeu a importância da matéria para as famílias que não possuem condições de adquirir o remédio, em razão do seu valor elevado, ou que apenas têm acesso pela via judicial.
“Esses remédios são fundamentais para melhorar a qualidade de vida de pessoas neurodivergentes ou que são acometidas por diversas enfermidades, e eles vão ser fornecidos de forma gratuita. Muitas famílias só tiveram acesso após judicializar e muitas sonham em ter esse medicamento para tratar uma enfermidade. São processos demorados, enquanto a pessoa sofre com dores e outros sintomas tão desgastantes. Hoje é com muito orgulho que eu parto para essa discussão”, disse Barbosa.
Na ocasião, Léo também agradeceu aos colegas deputados pelo apoio e destacou que acredita que a lei será sancionada em breve. “Eu quero apenas agradecer aos pares. Hoje o deputado Valdemar (Republicanos) fez a tramitação junto com os demais pares na Comissão de Saúde, dando a celeridade e a urgência necessária. Acredito que logo o governador Wanderlei (Republicanos), avô de um autista, vai estar sancionando este projeto”, completou.
Uso medicinal
Em diversos países, muitas doenças já são tratadas com terapias à base de cannabis, a exemplo da epilepsia refratária, convulsões, autismo, câncer, depressão, ansiedade, insônia, dependência química, dores crônicas, esquizofrenia, fibromialgia, náuseas, artrite, asma, síndrome de Dravet, síndrome de Tourette, Transtorno de Estresse Pós-Traumático, esclerose múltipla, glaucoma, estresse, inflamações, Parkinson, Alzheimer, entre outras.