Em alusão ao Fevereiro Laranja, mês de combate à Leucemia, o Hemocentro Regional de Araguaína (Hemara) tem promovido várias ações para conscientização sobre a importância da realização do cadastro de medula óssea. O transplante é indicado para o tratamento da doença que ocupa a décima posição entre os tipos de câncer mais frequentes no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Além da realização de cadastro de doadores, a unidade estará promovendo, durante todo o mês, palestras sobre a temática. Para as atividades, o Hemara tem como parceiros a Universidade Presidente Antônio Carlos (Unitpac) e a Secretaria Municipal de Saúde do município de Bandeirantes.
“As parcerias são importantes para aumentar o número de cadastro, com a diminuição da idade para se tornar um doador, que hoje é de 18 a 35 anos, limitou muito as ações e temos buscado estratégias para sensibilizar esse público. Quanto mais pessoas sensibilizadas para essa causa, mais chance de salvar vidas”, destacou a responsável pela Captação de Doadores do Hemara, Laura Elice de Souza Ferreira Miranda.
Na Unitpac, foram realizados 86 cadastros de candidatos à doação de medula óssea desde o inicio da campanha que vai até hoje, dia 7 de fevereiro. “Foi super tranquilo e rápido, só tive que preencher uma ficha e tirar um pouco de sangue, além da possibilidade de ajudar uma pessoa, tem o benefícios como, por exemplo, isenção de taxa em concursos públicos”, destacou o estudante do 3° período de medicina, Lucas Pitol Sampaio.
No dia 13 de fevereiro, uma equipe do Hemara estará no município de Bandeirante, das 8 às 17 horas, na Unidade Básica de Saúde Dona Gercina, para realizar uma ação de cadastro de medula óssea.
“Todos os anos, a secretaria programa ações de saúde dentro dos calendários de campanhas, este mês de fevereiro, é o mês de combate à leucemia. Como no ano passado tivemos um caso do nosso gestor municipal, que foi diagnosticado com leucemia e, graças a Deus, venceu a doença, isso nos sensibilizou para a temática, por isso decidimos fazer a ação no nosso município”, afirmou a secretária de Saúde do município de Bandeirante, Samara dos Santos Rezende Feitosa.
Os interessados em fazer uma parceria com o Hemocentro em Araguaína podem entrar em contato com o setor de Captação de Doadores, pelos telefones 63 3411-2915 e/ou 2916, ou pessoalmente na unidade, localizada na Avenida 13 de Maio.