O deputado estadual Léo Barbosa (Republicanos) prestigiou na noite da última quinta-feira, 19, a formatura de mais de 950 novos policiais militares que reforçarão a segurança nos 139 municípios Tocantinenses. A solenidade que marcou o encerramento do Curso de Formação de Praças (CFP) ocorreu na Ala Norte do Palácio Araguaia e foi acompanhada por representantes de todos os poderes, das forças de segurança do Estado, autoridades, familiares e amigos dos formandos.
Léo Barbosa parabenizou os novos soldados pela formatura e destacou as ações do Governo do Tocantins para melhorar a Segurança Pública no estado. “Estes homens e mulheres passaram pelo concurso, pelo curso de formação, abriram mão de momentos em família e agora estão prontos para servir e contribuir com a segurança tocantinense. Quero parabenizá-los pela conquista e desejar sucesso na nova carreira militar. Que Deus abençoe a nossa gloriosa Polícia Militar”, disse o deputado.
“A gente vê que o Governo do Estado tem trabalhado intensamente para garantir não só o aumento do efetivo, mas também o aparelhamento das forças de segurança. O policial precisa de equipamentos, veículos em plenas condições e estrutura para exercer o seu trabalho com qualidade. Estamos acompanhando um novo momento de estruturação e compromisso com a segurança pública, e prova disso é que hoje presenciamos a maior formatura de militares da história do Tocantins”, frisou Léo.
Durante o seu pronunciamento, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) parabenizou os formandos e destacou que a Polícia Militar do Tocantins é uma instituição honrada e comprometida. “Fica aqui o meu abraço a cada formando. Vocês estão entrando em uma polícia honesta, capaz e trabalhadora. Nós estamos muito orgulhosos de vocês. Em nome do Governo do Tocantins eu quero dar boas vindas aos 958 novos soldados”, disse.
Novo Concurso
Ainda na ocasião, o governador anunciou a realização de um novo concurso para a PMTO e assinou o ato que autoriza a abertura de 50 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) e 600 vagas para o Curso de Formação de Praças. Além disso, Wanderlei Barbosa também falou sobre a possibilidade de chamar mais 500 excedentes do concurso realizado em 2021.
CFP 2022
Realizado entre os meses de março de 2022 e janeiro de 2023, o Curso de Formação de Praças (CFP) teve duração de 10 meses, período em que os quase mil alunos receberam instruções específicas do trabalho policial e realizaram o curso superior tecnólogo em Segurança Pública. A graduação foi resultado de uma parceria entre a Polícia Militar e o Instituto Federal do Tocantins.