As estradas que ligam Palmas a cidades na região do Jalapão sofreram danos que precisam de reparos tem se agravado mais no período de chuvas. Os trechos de terra são conhecidos pelos atoleiros e pela dificuldade que motoristas têm em transitar, mas mesmo os trechos pavimentados apresentam desafios.
Os inúmeros buracos na pista, as enormes rachaduras ou até crateras que surgiram no meio do caminho. Entre os bairros de Taquaruçu e Buritirana, nos arredores de Palmas, o circuito quase desaparece com tantos buracos.
A terra e o asfalto do TO-030 se misturam e o motorista é obrigado a entrar na contramão. Mais adiante, na TO-130, em Santa Tereza do Tocantins, surgiu uma cratera. A rodovia rachou e uma grande parte cedeu completamente.
A Agência Tocantinense de Transportes e Engenharia (Ageto) informou que a empresa responsável pela pavimentação da estrada retomará o trecho, mas essa obra só será realizada após o término da estação chuvosa.
A rodovia é um dos eixos mais importantes para o turismo do Tocantins e quase todos os turistas que visitam o Jalapão passam pelo local.
Sobre a situação da TO-030, a Ageto disse que começou um reparo com operação tapa-buracos na estrada neste domingo (16)