A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) está promovendo, até 20 de dezembro, o curso Condutores para Transporte de Emergência para os motoristas de ambulâncias. A capacitação oferta 125 vagas divididas em cinco turmas, sendo três turmas em Palmas e duas em Araguaína.
O objetivo é qualificar os motoristas para atuar na condução de transporte de emergência e tem como público alvo os condutores que atuam nos hospitais estaduais. A capacitação é uma exigência do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e deve ser renovada periodicamente a cada cinco anos.
Segundo o instrutor do Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), Messias Lima, o curso Condutores para Transporte de Emergência aborda legislação de trânsito (básica e específica), relacionamento interpessoal, noções de primeiros socorros e direção defensiva, “conteúdos estes, que agregam a formação dos profissionais e os qualificam para exercer a atividade dentro do que exige a lei”.
“Estou muito feliz de estar participando do curso, tenho certeza que o conteúdo irá nos enriquecer bastante e tornar nossa atividade diária mais segura”, explica o condutor lotado no Hospital Maternidade Tia Dedé, Marcio Carvalho Santos.
Na programação, além de material teórico, o curso propicia a prática utilizando simuladores de alta tecnologia. “Nosso objetivo é a formação de nossos condutores, de forma que haja maior segurança para eles e para a população assistida com o serviço especializado”, pontuou o superintendente de Gestão Administrativa, Carlos Felinto.
O curso teve início no dia 5 deste mês.