Em Araguatins município localizado a mais de 600 Km de Palmas, na região do Bico do Papagaio, a troca de gestores do fundo municipal de saúde tem sido frequente e chamado atenção dos munícipes, pois nesta semana, mais um que estava a frente a pasta, acabou de ser exonerado como pode ser confirmado na publicação do Diário Oficial do Município (DOM) no último dia 31 do mês de outubro. (Documento no final desta reportagem).
De acordo com informações apuradas pela reportagem do Interativo Político, os gestores anteriores do Fundo Municipal de Saúde da gestão do prefeito Aquiles de Areia (PP), tinham boas intenções e disposições de trabalho, mas a pergunta que paira pelo ar, é porque ninguém consegue permanecer à frente da pasta?
No último dia 31, o prefeito Aquiles da Areia, nomeou o Enfermeiro Ruy Matos Oliveira para substituir a ex-secretária senhora Doráci Gomes da Silva Borges, pediu para deixar a pasta alegando problemas pessoais.
Nas ruas e avenidas da área urbana do município e rodas de conversas o assunto principal é somente as frequentes mudanças de gestores da pasta da saúde da cidade, o que tem levantado suspeita da população, que cobram dos Órgãos do Controle uma fiscalização na pasta, pois nos comentários de populares, pode está acontecendo alguma falcatrua ou incoerência ou até mesmo interferência externa no fundo municipal de saúde.
Ocupando o cargo desde de abril deste ano, quando Juliano Ribeiro de Souza, pediu para deixar a pasta, Doráci Gomes, vinha assim como os seus antecessores, mostrando vontade e empenho a frente da pasta, mas decidiu deixar, seguindo o mesmo caminho de Simydarkuia Araújo da Silva e Juliano Ribeiro de Souza. Isso sem contar a passagem de forma interina de Wendel Miranda.
Procuramos Doráci para comentar e dizer os motivos da sua saída. Ela preferiu não dar detalhes, apenas confirmou a saída.
Nos bastidores, a informação é que os motivos da saída de Doráci, foram os mesmo que fizeram Simydarkuia deixar a pasta em outubro de 2021.
O interativo político continua acompanhando as ações da gestão do prefeito Aquiles da Areia.
Reportagem: Miziane Rodrigues, estudante de jornalismo e estagiária no site Jornal Interativo Político sob supervisão do Jornalista Wemerson Lima.