Alexandre Guimarães candidato a Deputado Federal, e afiliado ao Republicanos do governador Wanderlei Barbosa por avaliar que o partido tem condições de eleger de dois a três parlamentares federais.
Natural de Araguaína, Alexandre Guimarães nasceu no Hospital São Lucas, tem 36 anos de idade, é casado com Rejane Silveira e pai de uma filha. É advogado especialista em Direito Público e já atuou no jurídico do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Araguaína (Impar).
Deputado Federal defende também agricultura do Estado Tocantins que se destaca por possuir metade do seu território fértil para as produções agrícolas. Mais de 72% da soja produzida aqui é destinada às esmagadoras ou exportadas ao mercado chinês, impactando diretamente o Produto Interno Bruto (PIB) do Tocantins. As plantações de soja, arroz, milho e feijão tornam hoje o Estado o maior produtor da região norte do país, segundo dados da Seagro/TO.
Na pecuária, o Tocantins, se destaca entre outros Estados brasileiros e possui um dos maiores rebanhos nacionais, exportando carnes para mais de 30 países e por 22 anos, o rebanho tocantinense é livre da febre aftosa, tornando o Tocantins reconhecido internacionalmente.
A pesca e aquicultura no Tocantins tem potencial para ampliar a sua produção. A capacidade total é de 600 mil toneladas por ano é em 2018 produziu apenas 17 mil. A movimentação financeira pode chegar a girar em torno de 4,5 bilhões de reais.