Começa nesta segunda-feira, em todo país, a coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022.
A coleta vai até o dia 31 de outubro e as visitas devem ocorrer em mais de 500 mil domicílios no tocantinenses por mais de 1.500 servidores, nos 139 municípios do Estado.
O Censo terá dois questionários: um com 26 perguntas e um mais completo com 77 perguntas, aplicadas de forma aleatória.
A pesquisa demográfica visa descobrir o perfil socioeconômico do brasileiro, o que inclue: sexo, cor, idade, renda, escolaridade, bem como informações relativas ao saneamento básico dos municípios.
Conforme procedimento padrão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), todas as respostas serão confidenciais e não revelarão sua autoria.
Recenseadores do Brasil todo irão visitar cada um dos domicílios brasileiros, incluindo territórios indígenas e também territórios quilombolas, que não eram contabilizados.
É possível verificar quem são os recenseadores através do uniforme padrão que inclui colete azul, boné também azul com viseira amarela e um crachá com identificação.
Os servidores também usarão um dispositivo, semelhante a um smartphone, para a coleta de informações.
Caso haja desconfiança é possível verificar o cadastro do recenseador pelo seu número de identificação através do site oficial, ou ainda entrar em contato pelo número 08007218181.
Além disso, existe a possibilidade de responder questionário online através de um e-ticket com validade de sete dias, disponibilizado na hora da visita ou pelo número de telefone já citado anteriormente.
No caso da utilização e-ticket, para que ninguém perca o prazo de validade, o Instituto irá enviar SMS ou e-mail notificando expiração. Caso não respondido o questionário virtual solicitado, os recenseadores voltarão ao domicilio.
Se os servidores não encontrarem ninguém em vicita domiciliar, será deixado um bloco de recado ou contato telefônico ante do retorno, que pode acontecer mais quatro vezes.
O Censo desse ano na verdade estava previsto para 2020 -o que explica os dizeres IBGE 2020 no boné dos recenseadores-, mas por conta da pandemia do covid-19 a pesquisa foi adiada para esse ano.
O Censo serve como instrumento para estudos científicos e possui um papel importante na criação de políticas públicas de qualidade, buscando soluções para os problemas do país e auxiliando na melhoria social do povo brasileiro.
Segundo o IBGE, os primeiros resultados do Censo 2022 estão previstos para serem divulgados ainda no final deste ano. Outras análises e cruzamentos de dados serão divulgados ao longo de 2023 e 2024.