Nesta quarta-feira, 28, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) publicou em seu site oficial um apelo para que os brasileiros utilizem as redes sociais para defender o Sistema Único de Saúde brasileiro, o SUS.
O SUS visa trazer tratamentos de qualidade e gratuito aos brasileiros. Porém, durante o governo Bolsonaro, o sistema esteve a um passo de sua privatização. Iniciativa que foi considerada pelo Conselho Nacional de Saúde como uma ameaça à universalidade do atendimento à saúde, como é previsto no artigo nº196 da Constituição brasileira:
“saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”
Durante a pandemia do covid-19 pudemos relembrar da importância desse recurso que foi responsável pelo acolhimento de milhares de pessoas, proporcionando leitos, tratamento e distribuindo vacinas gratuitamente.
Além de tratar pessoas, o SUS é responsável por promover campanhas de conscientização, imunização e ações de prevenção. Porém não tem recebido recursos suficientes para sustentar a demanda dos 80% dos brasileiros que usam o SUS.
Pensando em defender e fortalecer o Sistema Único de Saúde, a Abrasco lança a campanha “Fortalecer o SUS”:
“Queremos nos comunicar com as pessoas em geral, falar com mais gente e ir além do círculo dos pesquisadores, gestores e trabalhadores da saúde. Nossa campanha é uma tentativa de envolver a sociedade civil como um todo e de mostrar que o nosso SUS é um patrimônio de toda a nação brasileira e deve se tornar uma política de Estado. Por ser um patrimônio nacional o SUS merece toda a nossa atenção e nosso esforço de mobilização em sua defesa”, diz a presidente da Abrasco, Rosana Onocko-Campos.
O Associação pede que a sociedade brasileira:
- Assine e ajude a divulgar a petição pública;
- Siga as redes sociais da campanha e compartilhe os conteúdos disponíveis que serão postados toda semana no Instagram e Facebook;
- Compartilhe a campanha e conteúdos relacionados nas redes sociais e fale sobre nos espaços em que está inserido, como escritório ou universidade;
- Cobre de seus candidatos propostas para fortalecer o SUS e os apresente a petição.
Você pode ajudar a defender o direito a saúde pública de qualidade no Brasil clicando aqui.
A Associação também se prepara para a “Conferência Livre Democrática e Popular de Saúde 2022”, no bairro da Liberdade em São Paulo, que irá reunir centenas de profissionais e pesquisadores da área da saúde, gestores e usuários do SUS para debater sobre às diretrizes da saúde pública brasileira na próxima sexta-feira, 5 de agosto.
O lugar ainda não conta com um espaço para sua realização nem com todos os serviços necessários para a organização de um evento de qualidade como iluminação, sonorização, filmagem, segurança e ambulância. Você pode ajudar a custear a conferência clicando aqui.
*Nós editores e redatores do Interativo Político apoiamos a petição da Abrasco e a campanha “Fortalecer o SUS“.