Levantamento recente realizado pelo Datafolha entre quarta e quinta-feira, mostra que 79% dos eleitores confiam no sistema eleitoral. Dois meses atrás esse índice era de 73%.
O avanço mostra que a confiança do brasileiro nas urnas aumentou mesmo após ataques recentes do presidente Jair Bolsonaro ao sistema de eleições brasileiro.
Dos 79% que disseram confiar no sistema, 47% afirmaram confiar muito e 32% declararam confiar só um pouco; 20% dizem não confiar, e 1% não soube opinar.
Uma semana antes da pesquisa, Bolsonaro reuniu embaixadores de cerca de 40 países alegando fragilidade no sistema eleitoral brasileiro e nas urnas eletrônicas. Embaixadas dos Estados Unidos e Reino Unido disseram confiar no sistema de eleições brasileiro, citado como referência internacional.
Os constantes ataques de Jair Bolsonaro já foram desmentidos por autoridades.
No dia 19 de julho, mais de 40 procuradores atuantes na área dos direitos humanos e fundamentais do Ministério Público Federal enviaram um documento ao procurador-geral da República, Augusto Aras, pedindo que o atual presidente seja julgado por crime eleitoral e abuso de poder devido a falas falsas sobre o sistema brasileiro para as embaixadas.