Cancelamentos de voos da Latam prejudicaram vários passageiros no aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas. Segundo a companhia aérea, o problema foi provocado por uma falha em sistema de iluminação no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Na capital, viajantes tiveram prejuízos e reclamaram da falta de informação.
A empresa informou do g1 que a situação “gera um efeito cascata” e que as “operações seguem impactadas pela queda do sistema de balizamento (iluminação) no aeroporto de Guarulhos (São Paulo) em função da chuva de sexta-feira (17)”. Veja a nota na íntegra ao fim da reportagem
Em Palmas, a aposentada Silvana de Andrade Xavier tentava embarcar para São Paulo e tinha como destino final a cidade de Recife, onde quer passear com a família. Ela relatou ter recebido uma mensagem de cancelamento horas antes do voo, que estava previsto para decolar às 2h35 deste sábado (18).
Silvana contou que foi ao aeroporto e encontrou filas e aglomerações no embarque da companhia. Disse ainda que não recebeu informações claras sobre o motivo do cancelamento.
“Eu recebi um email por volta de 18h de sexta-feira (17) dizendo que o meu voo tinha sido cancelado. Liguei imediatamente e não davam opção de remarcar. Não davam informações. Tinha muita gente lá com o mesmo problema. O pessoal chegando com mala sem saber que o voo tinha sido cancelado. Pessoas que iam prestar vestibular estavam chorando”, disse Silvana.
A opção da família foi viajar para Brasília e chegar ao destino final só no domingo (19). “Fui totalmente prejudicada. Estou com carro locado, diárias pagas”, reclamou a aposentada.
O que diz a Latam
LATAM orienta clientes de voos impactados após queda do balizamento (iluminação) em Guarulhos.
A LATAM informa que as suas operações seguem impactadas pela queda do sistema de balizamento (iluminação) no aeroporto de Guarulhos (São Paulo) em função da chuva de sexta (17/12).
Esta situação, totalmente alheia à vontade da LATAM, gera um efeito cascata que impacta toda a operação da companhia e demanda o cancelamento de 22 voos programados para hoje (18/12) e três para amanhã (19/12). A companhia está trabalhando fortemente para regularizar a sua malha e atender a necessidade de seus clientes, em um momento de temporada de viagens com alta demanda.
Orientações aos passageiros – Todos os clientes com voos domésticos programados com origem, conexão ou destino em São Paulo/Guarulhos para este sábado, domingo e segunda (18, 19 e 20/12) terão total flexibilidade de postergar ou cancelar suas viagens sem custo, podendo remarcar ou pedir o reembolso integral das suas passagens aéreas sem cobrança de multa e de diferença tarifária em até 15 dias da data do seu voo original. Os passageiros que puderem optar por essa flexibilidade não devem se dirigir ao aeroporto. Essa flexibilização voluntária pode ser acessada por meio da nossa Central de Vendas e Serviços (4002-5700 nas capitais ou 0300-570- 5700 nas demais localidades do Brasil).
Os clientes que tiveram voos cancelados ou atrasados em função dessa contingência, por sua vez, devem solicitar remarcação ou reembolso diretamente em Minhas Viagens também com a mesma flexibilização mencionada acima. Caso tenham dificuldades, os clientes devem entrar em contato com a Central de Vendas e Serviços (4002-5700 nas capitais ou 0300-570- 5700 nas demais localidades do Brasil).