O prefeito de Araguaína e candidato à reeleição, Wagner Rodrigues (União Brasil) apresentou uma série de dados do Município que demonstram a evolução de Araguaína durante os quatro anos de sua gestão. Um dos destaques é a geração de empregos entre 2021 e julho de 2024, quando a cidade criou mais de 9 mil empregos formais, um crescimento de 31% em relação ao que existia antes. No mesmo período, o Tocantins como um todo cresceu 26%.
“Proporcionalmente, Araguaína gerou mais empregos que o Tocantins nos últimos quatro anos. Araguaína está acreditada, o maior e mais importante trabalho de um gestor municipal é cuidar da cidade, trazer infraestrutura, serviços públicos de qualidade na saúde e educação, desburocratizar os impostos como fizemos ao eliminar 150 taxas municipais e facilitar a abertura de novas empresas. Um cenário como esse atrai investimentos particulares e que geram novos empregos, como estamos vendo em Araguaína com o Shopping, um novo hotel e uma série de empresas novas se instalando na cidade”, destacou Wagner Rodrigues.
A apresentação foi feita durante uma sabatina, realizada pela ACIARA (Associação Comercial e Industrial de Araguaína) e o SRA (Sindicato Rural de Araguaína) no auditório da OAB, exibida neste sábado, 28, pelos canais das duas instituições no YouTube.
Entrega do DAIARA
O debate com os empresários e produtores rurais tratou de diversos temas das classes, além de assuntos que beneficiam diretamente toda a população e o crescimento econômico da cidade. Entre os questionamentos esteve a situação da pavimentação das ruas vicinais do DAIARA (Distrito Agroindustrial de Araguaína), que não foi realizada pelo Governo do Estado.
“A proposta do Governo do Estado era pavimentar seis ruas e em troca o Município teria que abrir mão do DAIARA, dando ao Estado a autonomia para decidir quais empresas poderiam vir para o Distrito Agroindustrial de Araguaína. Eu, como gestor, não poderia permitir Araguaína perder sua autonomia e patrimônio em troca do asfalto de seis ruas. Nós vamos pavimentar essas ruas e vamos ampliar o DAIARA, trazendo empresas que tragam crescimento para a cidade, assim como já estamos fazendo”, esclareceu Wagner.
Duplicação da TO-222
As perguntas apresentadas pelos presidentes das entidades também trataram sobre a relação do agronegócio com o crescimento de Araguaína e a mudança do Parque de Exposições para um novo local às margens da TO 222. Apesar de ser de responsabilidade do Estado, o presidente do Sindicato Rural de Araguaína, Wagner Borges, questionou o prefeito de Araguaína sobre a duplicação da rodovia estadual que passa às margens da área onde será construído o novo parque.
“Essa é uma obra que já deveria ter sido feita há muitos anos. É lamentável saber que ainda em 2018 a Prefeitura de Araguaína fez o pré-projeto da duplicação e entregou ao Estado, mas não recebeu a devida atenção. Nós tínhamos cinco deputados estaduais que são de Araguaína e nenhum destinou recurso para essa obra, nem o Governo do Estado se propôs a resolver a situação da duplicação da rodovia estadual nesse trecho tão importante para Araguaína. Mas eu como prefeito, apesar de não ter jurisdição nas obras do estado, tenho me empenhado para trazer essas obras para a cidade, assim como fiz com a tratativa junto ao Governo Federal para conseguir o viaduto que dá acesso ao Jardim dos Ipês, vou continuar lutando para nada impedir o crescimento de Araguaína”, garantiu.
Mais crescimento para Araguaína
Durante a sabatina, Wagner aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio da população da cidade e destacou a importância do voto nessas eleições municipais.
“Nós agora sabemos que é possível transformar uma cidade quando é feito um trabalho sério, sem promessas fantasiosas e direcionando os recursos da população de forma responsável. Na minha gestão Araguaína cresceu, virou referência nacional, ganhou prêmios de transparência e mudou a vida de muita gente para melhor, mas ainda tem muito a ser feito, vamos fazer a cidade crescer 20 anos em 4 nessa próxima gestão. Por isso eu conto com o voto de cada um, a população precisa ir às urnas para garantir o futuro próspero de Araguaína”, completou Wagner.